• Entenda o que é a casa inteligente
  • 09 de novembro de 2015
  • As chamadas “casas inteligentes” despertam cada vez mais interesse em todo o mundo, tornando-se uma verdadeira sensação no mercado de tecnologia.  Os projetos residenciais incluem adaptações de tecnologias ao próprio projeto de construção civil, com sistemas e equipamentos integrados nos diversos ambientes, que podem ser concebidos de acordo com as necessidades e expectativas de cada consumidor. Com o crescimento vertiginoso do número de lares conectado à internet no Brasil  e o acesso cada vez maior aos bens de consumo tecnológico, espera-se paralelamente o desenvolvimento dos diversos setores, entre eles, a casa inteligente.

    Sofisticados sistemas de automação e cabeamento convergem com um conjunto de atuadores que são conectados a centrais computadorizadas de controle para produzir soluções integradas para automação de serviços residenciais. Trata-se de um trabalho multidisciplinar já que um projeto envolve, além do pessoal da área de tecnologia, o arquiteto, o construtor e logicamente, o usuário do sistema.

    Além de oferecer sistemas de segurança cada vez mais sofisticados, a casa do futuro deverá ser cada mais responsiva e flexível . Entre os inúmeros benefícios, estão também a comodidade, a interatividade e a economia de custos e de energia. As aplicações em cada uma dessas áreas estão cada vez mais diversificadas apresentando sistemas de automação cada vez mais abrangentes. Um dos setores que mais se desenvolve é o da segurança, apresentando alarmes cada vez mais sofisticados, sistemas de monitoramento por controle à distância, circuitos fechados de tv e controles de acesso; o controle da iluminação já não é novidade e portas e cortinas automáticas é um conforto ao qual as classes A e B já estão se acostumando. Novos softwares integrativos permitem a existência de controladores e centrais de automação  que poderão controlar inclusive sistemas utilitários como bombas e limpeza de piscinas, controle de sauna, irrigação automática, e na área de entretenimento: vídeo e áudio distribuídos e tv por assinatura, telefonia e redes, ar condicionado e aquecimento.

    A Internet das Coisas
    “Internet das Coisas” é um termo popular que abrange todo e qualquer objeto com algum processamento eletrônico, os chamados “objetos inteligentes”, num mundo onde essa “inteligência” vai pouco a pouco se tornando onipresente. É a colocação dos objetos em rede, juntamente com serviços web que integraminformação a esses objetos.  A internet das coisas usa tecnologia como RFID (Resource Description Framework), que possibilita a descrição das propriedades, das ligações dos dados e relação entre objetos e outras tecnologias como: sensores, rede wirelles, etiquetas com códigos 2D e smartphones. Já são muitos os objetos conectados, tais como geladeiras, forno de microondas, home teather, óculos, carros e elevadores. Com a constatação cada vez maior da usabilidade desta rede, grandes empresas vem tomando a iniciativa para unificar a internet das coisas. Eles pretendem estabelecer padrões, criando protocolos em comum para garantir a conexão entre os mais variados dispositivos. Em 2014 a Samsung anunciou que vai investir mais, reforçando sua linha de televisores,  móveis e eletrodomésticos com dispositivos  mais avançados e inovadores conectados à internet, em parceria com empresas de conteúdo e outros produtos. A tecnologia caminha a passos largos: tênis inteligente já vem com bluetooth que vibra para ajudar a achar o caminho, geladeiras inteligentes vem com aplicativos que ajudam a manter os alimentos saudáveis e cujo estoque pode ser consultado através do smartphone. Um exemplo interessante de “internet das coisas” é o protótipo Mobii, que está sendo criado pela Intel em parceria com a Ford. O interior do automóvel será totalmente reiventado pela tecnologia; uma câmera fará o reconhecimento do motorista através do rosto. O sistema conhecerá a rotina do proprietário do veículo a fim de oferecer informações úteis a seu cotidiano. Se o sistema não reconhecer a pessoa ele tira uma foto e envia para o celular do dono. Esses dispositivos funcionarão em rede na Internet das coisas, com acessórios on line que agirão de forma inteligente.

  • Fonte:

    Sua Casa

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!