• Iluminação externa da casa
  • Veja dicas de como iluminar corretamente o lado de fora do seu lar
  • 05 de outubro de 2015
  • Projetos de iluminação são muito importantes para os ambientes transmitirem a sensação de conforto e aconchego. Com as lâmpadas corretas e os locais mais apropriados, sua área externa pode ficar bem mais acolhedora e perfeita para receber visitas. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a arquiteta e designer de interiores Lilian Fajardo.

    Primeiros passos

    Segundo Lilian, antes de mais nada, é importante contratar um profissional especializado. “É imprescindível contratar um arquiteto para elaborar o projeto arquitetônico e o projeto luminotécnico, de forma que sejam compatíveis. A decoração residencial ou comercial é realçada pela luz”, explica.

    Hora de iluminar!

    A arquiteta ainda afirma que a iluminação natural  é, na maioria dos casos, a melhor alternativa. “A iluminação natural ainda é a melhor opção, sempre que possível, visando a economia. Já a escolha da lâmpada depende do ambiente e das atividades que serão realizadas no espaço”, revela. Uma boa dica de economia é utilizar lâmpadas de LED. “A substituição das lâmpadas tradicionais pelas lâmpadas de LED é uma forte tendência, tanto pela economia quanto pela durabilidade”, explica Lilian.

    Iluminação direta vs indireta

    É muito comum ter dúvidas em relação ao tipo de iluminação. A luz deve ser direta ou indireta. Quais as diferenças entre elas? A arquiteta explica que “a iluminação direta é quando a luz incide diretamente na superfície, ou seja, é mais utilizada em área de trabalho ou quando a intenção é destacar um elemento”. Já a iluminação indireta, “é quando a luz incide na superfície e depois é refletida, isto é, o efeito é difuso, de forma que o ambiente fica acolhedor”, completa. A melhor opção na área externa é “conciliar a iluminação direta e indireta, de acordo com cada finalidade”.
     

    Importância da iluminação externa

    A iluminação da área externa deve ser pensada com cuidado, já que, segundo a designer de interiores, “demarca os caminhos, realça a vegetação e, principalmente, proporciona segurança”.Outra dica é utilizar o sensor de presença em locais estratégicos. “É sempre bom ter iluminação na fachada da casa, geralmente com sensor de presença”, pontua a especialista.

  • Fonte:

    Veja mais em Revista Casa Linda

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!