• 220V consome menos que 110V?
  • 03 de novembro de 2015
  • Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo?
     

    A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.
     

    Primeiro temos que entender o que é a potência elétrica de um equipamento. A potência é basicamente é a quantidade de conversão de energia elétrica em trabalho, por exemplo a potência de uma lâmpada é a quantidade de conversão de energia elétrica em iluminação, quanto maior a potência maior a iluminação e vice-versa.
     

    Para entendermos vou usar o exemplo do chuveiro elétrico, por ser normalmente o equipamento de maior potência de uma residência. Suponha que um chuveiro elétrico com uma potência de 5500W atinja uma temperatura para a água de 39ºC, isso quer dizer que para a potência de 5500W o trabalho conseguirá converter a energia elétrica em uma temperatura na água de 39ºC.
     

    Se eu quero que meu chuveiro elétrico atinga essa temperatura eu necessito de uma potência de 5500W, independente da tensão aplicada, seja ela 110V ou 220V. A potência é uma relação entre tensão elétrica e corrente elétrica, expressada pela formula P=V * I (potência P é igual a tensão elétrica V vezes a corrente elétrica I), logicamente baseado nesta formula se eu mudar minha tensão de 110V para 220V vou ter uma mudança na corrente elétrica.
     

    Pelo cálculo demonstrado na galeria de imagens, para manter a mesma potência do chuveiro (e assim manter o mesmo aquecimento), teremos sim uma modificação da corrente elétrica caso seja muda

  • Fonte:

    Mundo da Elétrica.

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!