• Você não precisa sofrer tanto assim para trocar as tomadas da sua residência.
  • 29 de janeiro de 2016
  • Muita gente reclamou, esperneou. Tudo sem motivos. O novo padrão de tomadas adotado pelo Inmetro em 2010 se mostrou uma decisão certeira.
     

    Ela é mesmo muito mais segura que suas antecessoras e melhor: a padronização evita aquele bacanal de modelos de plugues. Todos os aparelhos eletrônicos vendidos hoje no país já vem sob a nova norma. Mas se sua casa ou apartamento foi construído há mais de 5 anos, é certo que suas paredes ainda devem estar no padrão antigo. Bem, nesse caso, talvez seja hora se atualizar. O mesmo procedimento também pode ser usado para substituir uma tomada defeituosa, desde que o problema esteja mesmo nela, e não na fiação ou quadro de distribuição. A real é que, na maioria das vezes, você mesmo pode trocar com muita facilidade e segurança.

    Mudar para o novo padrão pode resolver problemas de compatibilidade em equipamentos novos, que estão te obrigando a utilizar adaptadores ou benjamins (que são mais perigosos e mais feios que uma conexão feita diretamente à tomada). A maioria dos aparelhos antigos funcionam normalmente no novo padrão. A atualização já te deixa preparado para as compras futuras de aparelhos. E também pode render um agrado à namorada, calar as queixas de sua mãe de que a nova sanduicheira não funciona, ou mostrar para o sogro que você não é assim tão inútil quanto ele pensava.

     

    Quando trocar

    Se você se casou a pouco tempo (portanto tendo eletrodomésticos novos) mas não se mudou para um imóvel construído recentemente, é provável que esteja usando alguns adaptadores pela casa. O mesmo se houve a troca de somente alguns equipamentos, como aquela TV de tubo enorme que deu lugar uma LED pendurada na parede. Nesse caso a atualização vai ser muito bem-vinda. Embora nada impeça que você troque todas as tomadas do imóvel, o que pode ser bem desejável (e torno a repetir, te deixa preparado para futuras aquisições), em alguns casos ou é melhor deixar como está ou não haverá muitos benefícios.

     

    As hipóteses

    Se sua geladeira tem sua idade e usa o padrão americano (conectores achatados) e se encaixa muito bem na tomada que já existe, e se você não pretende trocá-la por uma nova a curto prazo, não faz sentido atualizar essa tomada para o novo padrão, pois os plugues se tornariam incompatíveis e exigiria um adaptador (a menos que fosse substituído o macho também). É o mesmo que caminhar para trás. Alguns equipamentos novos, mesmo estando no padrão atual, continuam funcionando nas tomadas antigas, como muitos de vocês já devem ter percebido. Nesse caso a atualização, apesar de recomendável, é facultativa.

     

    Quando não trocar por conta própria

    Caso a instalação elétrica de sua casa seja muito velha (mais de 15 anos), talvez esteja na hora de chamar um eletricista para uma revisão ou até mesmo para substituí-la por inteiro. Nesse caso ele próprio atualiza as tomadas.


    Caso sua instalação dê problemas com frequência (mal funcionamento de lâmpadas e tomadas, disjuntores ou fusíveis desarmando ou queimando com frequência, fogo no chuveiro, diminuição muito intensa do brilho da luz ou até aparelhos como TVs desligando quando você liga o ferro de passar ou a ducha) está passando da hora de chamar um profissional. É um gasto necessário que garante sua integridade e a de tudo que você levou tanto tempo para comprar. E, nesse caso, ele próprio atualiza as tomadas.


    O terceiro pino do novo padrão de tomadas é o fio terra. É um dispositivo de segurança que evita choques elétricos e serve como referência para o completo funcionamento de alguns aparelhos. Boa parte dos prédios antigos (e muitos dos novos também, mesmo que as tomadas sejam as atuais) não possuem o aterramento. A instalação do fio terra só pode ser executada por um profissional qualificado. Não tente bancar o corajoso. Na prática, muitos aparelhos não usam o fio terra (os equipamentos que naturalmente só possuem dois pinos), e quando usam, ele geralmente não é, de fato, necessário. É por isso você liga um plugue de 3 pinos numa tomada de 2 usando um adaptador e o aparelho funciona normalmente. Nesse caso você deve optar: ou troca a tomada mesmo assim, algo que dificilmente vai te trazer algum problema ou chama um profissional para atualizar sua instalação elétrica e aterrá-la, deixando-a dentro da norma e aumentando a sua segurança. Obviamente a segunda opção é mais cômoda. Mas pode ser cara e levar alguns dias. Aí vale a boa e velha equação custo x beneficio.


    A troca não muda a tensão, uma tomada que era de 127V continuará sendo de 127V. Da mesma forma, uma tomada de 220V continuará sendo de 220V. Portanto, cuidado se em sua casa você possui tomadas e aparelhos de ambas tensões.

     

    Nunca se esqueça disso

    Lembre-se que eletricidade não é brincadeirinha. Embora esse guia seja algo simples e seguro, não vacile. Execute qualquer reparo ou modificação com os disjuntores desligados. Na dúvida desligue todos eles ou, se possível, o medidor. Isso vale mesmo quando for apenas abrir a tomada para fazer verificações.

    Que tal testar seus aprendizados com nossa Tomada Carregador USB

  • Fonte:

    Papo de Homem

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!