• Compatibilidade Eletromagnética (CEM) e Continuidade Elétrica
  • 04 de agosto de 2017
  • Você sabe o que é compatibilidade eletromagnética (CEM) e continuidade elétrica? Vamos explicar nessa matéria o que é e por que é importante conhecer sobre o assunto para o sucesso do seu projeto.

     

    Na matéria anterior falamos Dissipação de calor dos cabos. Nessa, vamos falar sobre os testes que demonstram o desempenho de cada modelo de eletrocalha para a CEM da instalação elétrica e ainda dar dicas de instalação, produtos mais adequados para garantir a segurança e eficácia do projeto. Veja o que preparamos:

     

     

    Compatibilidade Eletromagnética (CEM)

     

    Diversos fenômenos emanam campos eletromagnéticos, entre eles a transmissão de energia elétrica através de cabos de cobre, que nos interessa em particular nessa matéria.

     

    Estes campos eletromagnéticos causam Interferências Eletromagnéticas (IEM) que podem causar mau funcionamento em equipamentos.

     

     

    Define-se como Compatibilidade Eletromagnética (CEM) a capacidade de dois ou mais equipamentos operar em um mesmo espaço.

     

    Para se obter uma boa CEM é necessário evitar as IEM ou tornar os produtos mais resistentes a estas.

     

    Eletrocalhas metálicas com excelente continuidade elétrica integradas à rede equipotencial de aterramento da instalação atenuam as IEM geradas pelos cabos contidos nela, contribuindo para a CEM.

     

    TESTES DE CEM

    Os testes, conduzidos por laboratórios independentes e creditados, demonstram o desempenho de cada modelo de eletrocalha para a CEM da instalação elétrica.

     

    Compatibilidade Eletromagnética (CEM) e Continuidade Elétrica

     

    AS REGRAS DE OURO

     

    Compatibilidade Eletromagnética (CEM) e Continuidade Elétrica

     

    *A Norma EN 50174-2 especifica a distância que deve ser mantida entre os cabos. Isto depende do tipo de cabo de dados, do número de cabos de energia e do tipo de eletrocalha. Como regra geral mantenha uma distância de 20cm entre cabos de potência e de dados. Para detalhes mais precisos, favor contatar nosso Centro de Suporte Técnico.

     

    CONTINUIDADE ELÉTRICA

     

    Fundamental a segurança das pessoas e dos bens, a continuidade elétrica contribui também para a correta CEM de uma instalação elétrica. Quando falamos de eletrocalhas a continuidade elétrica é um dos elementos principais para se obter uma boa CEM. Além disso, ela evita acidentes por choque elétrico.

    Se R = 0 Ω, o sistema e um condutor perfeito.

    Se R e infinita, o sistema e um isolante perfeito.

     

    Quanto menor a resistência de um sistema, melhor será sua continuidade elétrica.

     

    IMPORTÂNCIA DE UMA EXCELENTE CONTINUIDADE ELÉTRICA

    Como dissemos anteriormente, cabos de energia criam campos eletromagnéticos. As eletrocalhas tipicamente são feitas de materiais metálicos (aço, alumínio) que quando submetidos a um campo magnético geram um potencial elétrico.

     

    Quando este potencial encontra um caminho para um ponto com potencial diferente, como no caso do Terra, há uma circulação de corrente.

     

    Colocando em termos práticos, se uma eletrocalha não tem continuidade elétrica entre seus trechos pode ocorrer um acidente como mostrado na figura a seguir:

     

    Compatibilidade Eletromagnética (CEM) e Continuidade Elétrica

     

    Para se evitar acidentes, as eletrocalhas devem ter continuidade elétrica em todos os seus trechos e todo o conjunto deve estar conectado ao sistema de aterramento, conforme prescrito nas normas. Além disso, não será possível garantir as propriedades de Compatibilidade Eletromagnética.

     

    Para maiores informações acesse:

     

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!