• Especificações para encaminhamento e organização de cabos
  • 25 de julho de 2017
  • Estamos publicando uma série de matérias sobre produtos, matérias-primas e tratamentos com o objetivo de mostrar a solução completa para a infraestrutura elétrica. Começamos essa série com a introdução do tema “Encaminhamento e organização de cabos”.

     

    Vamos continuar com o tema falando sobre as especificações ideais para o encaminhamento e organização de cabos e informações sobre as normas de segurança, métodos de instalação e produtos. Veja as principais dicas:

     

     

    ESPECIFICAÇÃO DA OFERTA:

     

    No Brasil, a aplicação dos produtos indicados para encaminhamento e organização de cabos, deve ser feita conforme as prescrições mínimas das seguintes normas técnicas de instalação:

     

    • ABNT NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão;
    • ABNT NBR 14039:2003 - Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV;
    • ABNT NBR 13534 - Instalações elétricas de baixa tensão - Requisitos específicos para instalação em estabelecimentos assistenciais de saúde*;
    • ABNT NBR 14565 - Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers*.
      *Normas específicas de infraestrutura que complementam e referenciam a norma ABNT NBR 5410.

     

    1. MÉTODOS DE INSTALAÇÃO DE CONDUTORES ELÉTRICOS

     

    A Tabela 33 da NBR 5410:2004 e a Tabela 25 da NBR 14039 apresentam os tipos de linhas elétricas permitidos para instalações em baixa e média tensão, respectivamente.

     

    Nestas tabelas, cujos títulos são “Tipos de linhas elétricas“, destacam-se os seguintes métodos de instalação relativos aos produtos oferecidos pela Legrand:

     

     

    *Embora a Tabela 25 mencione apenas “eletroduto”, em 6.2.10 – Instalação de condutores, a NBR 14039 trata de “condutos fechados” que, por definição, incluem as eletrocalhas.

     

    2. ESPECIFICAÇÃO DE CONDUTORES ELÉTRICOS DE BAIXA TENSÃO X TIPO DE CONDUTO

     

    De acordo com a NBR 5410, os condutores elétricos providos unicamente de isolação (condutores isolados) devem ser instalados exclusivamente dentro de condutos fechados (eletrodutos, eletrocalhas e perfilados de paredes não-perfuradas e com tampas que só possam ser removidas com auxílio de ferramenta). Ao passo que cabos que possuem cobertura (cabos unipolares e multipolares) podem ser utilizados tanto em condutos abertos (bandejas, eletrocalhas aramadas, leitos e perfilados sem tampa) quanto em condutos fechados.

     

    Há apenas uma exceção à regra anterior, na medida em que a NBR 5410 permite, na Nota de 6.2.11.4.1, o uso de condutores isolados em perfilados sem tampa ou com tampa desmontável sem auxílio de ferramenta, ou perfilados com paredes perfuradas, com ou sem tampa, desde que os perfilados sejam instalados em locais só acessíveis a pessoas advertidas (tabela de competência das pessoas, cód. “BA4”) ou qualificadas (BA5), ou que os perfilados sejam instalados a uma altura mínima de 2,50 m do piso.

     

    3. ELETRODUTOS: REQUISITOS ESPECÍFICOS DE INSTALAÇÃO

     

    A seguir são destacadas as prescrições mais relevantes da NBR 5410 e da NBR 14039 relativas à utilização de eletrodutos, sejam rígidos ou flexíveis.

     

     

    4. ELETROCALHAS (BANDEJAS), LEITOS E ELETROCALHAS ARAMADAS: REQUISITOS ESPECÍFICOS DE INSTALAÇÃO.

     

    A seguir, são destacadas as prescrições mais relevantes da NBR 5410 e da NBR 14039 relativas à utilização de Eletrocalhas (Bandejas), Leitos e Eletrocalhas aramadas.

     

     

     

    Para maiores informações acesse:

     

     

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!