• Instalação elétrica: veja os cuidados dentro e fora de casa na hora das tempestades com raios
  • 28 de março de 2018
  • Você sabia que o Brasil é campeão mundial em incidência de raios?  Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos seis anos, foi registrada uma média de 77,8 milhões de raios por ano.

    De acordo com os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/Inpe), pelo menos a cada 50 acidentes fatais causadas por descargas elétricas no planeta, um acontece no Brasil.

    São cerca de 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de R$ 1 bilhão. Das vítimas fatais, 20% estavam dentro de casa e receberam descargas elétricas por contato com aparelhos ligados na tomada ou enquanto tomavam banho.

    Para se ter uma ideia, a descarga gerada por um relâmpago tem intensidade mil vezes maior que a corrente elétrica que passa por um fio de chuveiro elétrico. Segundo a ELAT/Inpe, as temperaturas de um raio podem chegar a 30 mil graus Celsius, cinco vezes mais elevada que a da superfície do Sol.

     

    Veja mais:

    Instalação elétrica: veja os riscos e alertas para evitar acidentes

    Instalação elétrica: 6 dicas para evitar acidentes e mortes de origem elétrica 

    Proteção de instalações elétricas – mantendo sua casa segura 

     

    80% dos acidentes com raios podem ser evitados

     

    Não é possível evitar a ocorrência de eventos climáticos, no entanto, segundo especialistas, 80% dos acidentes com raios, envolvendo pessoas ou equipamentos, podem ser evitados. Como falamos em outras matérias, isso passa por uma instalação elétrica bem projetada, executada e mantida. Afinal os raios são eventos que envolvem a eletricidade e estão englobados nas normas a respeito dessas instalações.

    Os para-raios, tecnicamente conhecidos como Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), instalados no alto de casas e edifícios, por exemplo, evitam a destruição, incêndios e riscos para as pessoas, mas não garantem sozinhos a proteção de eletrodomésticos e equipamentos elétricos dentro de casa.

    Os danos causados por raios não se limitam a situações onde eles impactam diretamente uma estrutura. Por se tratar de um fenômeno que envolve uma quantidade enorme de energia, pode causar distúrbios na forma de picos de tensão nas instalações e equipamentos.

    Se lembrarmos que uma instalação elétrica é composta por cabos condutores, podemos entender que um raio que caia perto da rede a quilômetros de distância pode queimar um equipamento onde nem está chovendo.

    Esse tipo de descarga elétrica não é protegido pelos para-raios externos e, sim, pelos Dispositivos Protetores de Surto (DPS). Estes protetores devem ser instalados na entrada de energia da residência, de preferência em um local já protegido por para-raios. Usualmente você vai encontrá-los no quadro de distribuição.

    #fiqueligado nas dicas de proteção pessoal

     

    Quando falamos de acidentes com pessoas a primera regra é se proteger da incidência dos raios. A forma mais efetiva é procurar abrigo em uma estrutura como uma casa ou galpão. Mesmo desprotegido de para-raios uma estrutura como esta é mais segura que o campo aberto.

    Numa área aberta o objeto mais alto e com melhor condutividade elétrica para o solo funciona quase como um para-raios. Assim árvores e guarda-sóis devem ser evitados.

    Na praia não se esqueça que o mar é uma grande área aberta, e como você tem que manter a cabeça fora da água a chance é grande de você ser o ponto mais alto. A situação piora se você estiver boiando numa prancha. Então, a dica é: saia imediatamente do mar em caso de tempestades com raios.

    Você já ouviu falar de vacas que morreram devido a um raio? Isso ocorre, pois um raio faz com que entre dois pontos distantes no solo ocorra uma elevação de tensão. Ou seja, a tensão que surge entre as patas dianteiras e traseiras das vacas é suficiente para matá-las.

    E o que você tem a ver com as vacas? Não se deite no solo numa tempestade, pois a sua altura é provavelmente próxima à distância entre as patas de uma vaca, logo se ela morre, você também poderá morrer.

    O interior de carros e embarcações fechadas são uma ótima proteção contra raios. O raio se manterá no exterior da carcaça destes veículos e com isto os ocupantes estarão protegidos. Curiosidade: aviões também entram nesta categoria, ou seja, é totalmente seguro viajar de avião numa tempestade.

    Importante! A Defesa Civil de diversos estados está disponibilizando alertas de tempestade via SMS

    Com isto você pode ser informado antecipadamente da ocorrência de tempestades com raios, ganhando tempo para procurar abrigo que é a melhor coisa que você pode fazer para se proteger. #fiqueligado e acesse www.legrand.com.br para saber mais sobre nossos produtos.

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!