• Interruptores e tomadas x água
  • 03 de maio de 2017
  • Crescemos escutando que água e eletricidade não combinam. Fato ou mito?
    A água, em contato com a eletricidade, pode causar acidentes que vão desde um curto-circuito, com a queima de aparelhos eletrônicos, até choques elétricos de diversas proporções. O que talvez muita gente não saiba é que as tomadas e interruptores residenciais comuns, que ficam dentro de casa, não são fabricados para resistir à intensa incidência da luz solar ou de água diretamente sobre eles, quando instalados em áreas externas. Quando isso acontece, podem apresentar mau funcionamento, aumentando o risco de choques elétricos e queima de aparelhos, conforme acima.

     

    A dupla formada por água e tomada é perigosa, mas não é impossível caminharem juntas, ou melhor, próximas. Isto é, dá pra continuar lavando seu quintal com segurança e manter aquele interruptor próximo à piscina, desde que se utilizem os produtos adequados.

     

    Pensando nisso, a Legrand oferece em seu portfólio soluções de interruptores e tomadas estanques, ou seja, produtos desenvolvidos especificamente para aplicação em áreas externas e ambientes úmidos como saunas, piscinas, jardins, cozinhas industriais etc.

     

    As linhas Pial Aquatic e Pial Nereya possuem interruptores e tomadas estanques, com grau de proteção IP44 que é regulamentada pela ABNT NBR, que determina o grau de proteção de um equipamento em relação ao ambiente onde está instalado, proteção essa contra água e poeira basicamente (veja no próximo post).

     

    Mas o que isto quer dizer?
    Isto quer dizer que estes produtos são fabricados para serem instalados nestas áreas úmidas, garantindo sua segurança e de sua família. São resistentes à água e poeira, além de possuírem proteção contra raios UV, que não desbotam com a ação do tempo.

     

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!