• Mais segurança e menos custos para os condomínios? Com tecnologia isso é possível
  • 20 de agosto de 2018
  • Não tem outra solução: para garantir um sono tranquilo e a segurança da sua família é necessário investir em segurança, principalmente porque a criminalidade no Brasil não dá sinais de melhora. Cenário econômico negativo, desemprego e falta de oportunidades são apontados como as principais causas e a administração pública não tem sido eficaz em propor soluções para as causas, tampouco no combate efetivo às consequências.

     

    Para a população resta buscar modos alternativos de se proteger. Uma das opções encontradas é uma mudança de hábitos, passando a viver e trabalhar em condomínios para ter essa “sensação” de proteção.

     

    Atualmente, o Brasil possui cerca de 300 mil condomínios. Ainda que intuitivamente mais seguros, de fato, não estão livres dos problemas com as altas taxas de criminalidade. Para aliviar esse risco, em geral, se requer maiores gastos com a folha de pagamento de diretos ou com os serviços terceirizados para segurança condominial. Em momentos de crise econômica, esse aumento de custos preocupa.

     

    Mas esse aumento de custos não é a única opção. Apostar no avanço tecnológico disponível no setor de Segurança Eletrônica pode ser uma via interessante. O setor cresce cerca de 150% anualmente no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos (Abese), alavancado pela alta demanda e pelos diferentes benefícios, dentre eles o de permitir melhor gestão dos recursos, podendo reduzir custos para o condomínio em até 50%.

     

    Como faço para obter essa redução de custos?

     

    Não existe um modelo de gestão da Portaria perfeito, existe aquele que melhor se adapta às necessidades, aos hábitos e desejos de cada assembleia de condôminos. Fluxo de pessoas e veículos, frequentes ou esporádicos, número de acessos, perfil dos principais usuários como a facilidade de adotar novas tecnologias. Todas são variáveis que importam na tomada de decisão sobre que modelo de gestão da segurança e da comunicação condominial adotar.

     

    Grandes condomínios, por exemplo, têm altos fluxos de veículos e pessoas, de diferentes perfis, e diluem mais os custos relacionados à folha de pagamento de um modelo de gestão de Portaria Presencial. Nesse caso, a presença humana se encarrega do contato com as pessoas, mas também da operação. Investimento em produtos pode ser módico e o custo mensal é mais significativo.

     

    Condomínios menores sentem mais o alto custo mensal e pela menor complexidade, teriam condições de assumir responsabilidade integral pela sua própria segurança, como em um modelo de Portaria Autônoma, ou parcialmente, contando com o suporte remoto de uma Portaria Virtual. Cada solução requer um conjunto de produtos diferentes, com maior ou menor investimento inicial e seguramente impactam em custos mensais mais baixos.

     

    A boa notícia é que empresas sólidas têm se especializado em desenvolver esses produtos e soluções usando da tecnologia para ajudar condomínios a gerenciar a intercomunicação e a entrada de moradores, trabalhadores e visitantes a pé ou em seus veículos, a suporte do regime de gestão de Portaria que melhor se adapta às condições de cada empreendimento.

     

    Você conhece as tecnologias que vão ajudar a aumentar o controle de acesso em unidades comerciais e residenciais?

     

    O conjunto de produtos que compõe a solução envolve Centrais de Comunicação, Porteiros Eletrônicos, Terminais de Controle de Acesso, Fechaduras Elétricas e Magnéticas, Telefones e acessórios.

     

    O diferencial é conseguir fazer sempre mais com menos, como, por exemplo, conjugar Áudio e Vídeo num mesmo vídeo-telefone. Ou incluir senha, leitor de tag RFID, áudio e Vídeo em um único dispositivo Porteiro Eletrônico. Tudo isso facilita o trabalho da segurança, reduzindo custos e também garantindo a segurança dos moradores 24 horas, 7 dias por semana.

     

    E é nessa direção, de melhorar as tecnologias de controles de acesso, que alguns especialistas apontam o futuro da segurança condominial. Hoje, em todo o País, mais de 22 mil empresas estão envolvidas neste segmento (apenas no Rio de Janeiro, são mais de 3 mil), gerando 220 mil empregos diretos e cerca de 2 milhões de vagas indiretas. A região Sudeste concentra 40% dos investimentos, seguida pela região Sul (22%), Nordeste (17%), Centro-Oeste (16%) e Norte (5%).

     

    Soluções e recursos inovadores para proteger você e sua empresa

     

    Aliando tecnologia e recursos inovadores, a HDL, empresa do Grupo Legrand, tem a solução ideal para proteger seu imóvel, empresas e sua família tanto em condomínios pequenos quanto em médios e grandes, com a Solução de Comunicação e Segurança Condominial.

     

    Com essa solução a decisão de o usuário ter ou não o real controle da segurança do condomínio fica mais fácil. Independente da decisão, poderá se comunicar com Portaria e outros apartamentos/unidades, mesmo visualizar o acesso de visitantes através de vídeo, ter maior segurança com controle de acesso por senha, cartão ou tag RFID e integração com todo o sistema de monitoramento.

     

    As Centrais Flex HDL oferecem vários diferenciais como a familiaridade no processo de instalação – trata-se da mesma tecnologia de sempre, não requerendo conhecimento de redes e IP – mesmo conjugando áudio e vídeo na mesma solução; controle de acesso integrado; acesso remoto via internet; software gratuito de gestão; e riqueza de funções especializadas, como identificação e desvio de chamadas, alerta de pânico e outras.

     

    Associadas aos Porteiros Eletrônicos da família F12-S, única unidade externa com interfonia áudio e vídeo, teclado e leitor RFID; e aos telefones da linha CentrixFone, homologados pela Anatel, e Fechaduras elétricas C-90 e magnéticas M-90, compõe a solução modular e flexível ideal para suas necessidades.

     

    #fiqueligado nas nossas próximas matérias nas quais vamos falar mais sobre as nossas linha de produtos e soluções inovadoras que temos para a comunicação e segurança condominial. Veja mais no site www.hdl.com.br.

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!