• Resistência à Corrosão Eletrocalhas, Perfilados e Leitos
  • 04 de agosto de 2017
  • Você tem dúvidas sobre quais produtos ou como utiliza-los no projeto de infraestrutura da sua obra? Para tirar qualquer tipo de dúvida estamos produzindo uma série de matérias sobre o assunto.

     

    Já falamos sobre especificações para encaminhamento e organização de cabos como escolher o sistema de bandejamento ideal para o seu projeto e o eletroduto ideal para o seu projeto.

     

     

    O nosso tema dessa matéria é sobre eletrocalhas , perfilados e leitos , produtos que atuam no encaminhamento e organização de cabos, sejam eles de rede de energia ou de dados, garantindo a condução desses cabos de forma eficaz, segura, resistente e durável.

     

    Eles são produzidos em aço podendo ter os seguintes acabamentos: pré-galvanizado, galvanizado a fogo, zincagem eletrolítica, inox, entre outros.

     

    Para os itens metálicos, a corrosão é um problema que pode levar à redução de desempenho e alteração da vida útil da instalação, pois esses materiais normalmente estão expostos à corrosão atmosférica, por isso o ambiente em que o material será utilizado é um dos principais critérios para a escolha do acabamento superficial ou do tipo de aço.

     

    A corrosão é um dos maiores problemas encontrados em obras metálicas, onde o aço oxida quando entra em contato com gases nocivos ou umidade. É um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais, fazendo com que a liga perca suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, resistência elétrica, elasticidade, ductilidade, estética, etc..

     

    Essa corrosão atmosférica que ocorre nos metais, nada mais é que uma reação química entre o ferro presente no aço e o oxigênio do ar ou água (umidade condensada, chuva ou spray), onde essa reação forma a oxidação ou ferrugem (Fe(OH)3).

     

    TRATAMENTOS

     

    Conheça as características dos tratamentos e que fazem parte da nossa fabricação de nossas soluções:

     

    Pré-Galvanização

     

    A galvanização é um processo eletrolítico que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres.

     

    Esse processo tem por objetivo proteger uma peça de metal da corrosão, bem como conferir-lhe melhor acabamento estético ou decorativo, obedecendo as normas ABNT: NBR7008 e NBR 7013.

     

    Quando nos referimos que o material é pré-galvanizado, significa que o processo de zincagem foi efetuado pela própria usina. Para aplicações de gerenciamento de cabos este é o acabamento mais comum devido a sua relação custo/benefício. Veja as vantagens:

     

    • Excelente proteção à corrosão;
    • Melhor acabamento;
    • Maior resistência ao desgaste.

     

    Galvanização a fogo

     

    A galvanização a fogo (zincagem por imersão a quente) compreende a imersão de um componente metálico em um banho de zinco fundido, por um determinado tempo, realizando uma limpeza cuidadosa e preparação adequada do componente a ser tratado.

     

    O rápido ataque da superfície do componente pelo zinco fundido produz uma camada composta por diferentes ligas zinco/ferro (conhecidas como intermetálicos), que desenvolvem uma ligação muito forte com a superfície do componente.

     

    O principal objetivo da galvanização a fogo é impedir o contato do material base, com o meio corrosivo. Este acabamento é recomendado em áreas onde a presença de agentes corrosivos, como maresia, está presente. Vantagens:

     

    • Pequena manutenção/custo menor em longo prazo;
    • Menores custos de manutenção ao longo da vida útil do componente/estrutura;
    • A expectativa de vida de revestimentos galvanizados a fogo aplicados sobre componentes estruturais se situa entre 10 a 30 anos na maior parte dos ambientes agressivos, urbanos e costeiros.
    • O revestimento não é tóxico e não contém substâncias voláteis.

     

    Zincagem Eletrolítica

     

    A zincagem eletrolítica é um processo eletrolítico, onde o zinco é transferido de um ânodo para a peça que é carregada negativamente. Utiliza-se banho químico contendo sais de zinco e eletrodo de zinco.

     

    A intensidade da corrente elétrica aplicada nesse processo determina a espessura da camada de zinco que será depositada. Como a zincagem a fogo, ela oferece maior proteção à corrosão do que a pré-galvanização.
    Vantagens:

     

    • Excelente acabamento;
    • Boa capacidade de conformação;
    • Fácil soldabilidade.

     

    Aço inoxidável 316L

     

    O Aço Inoxidável 316 é composto por 18% de Cromo, 10% de Níquel, 2% de Molibdênio e 0,03% de Carbono (teor máximo). É aplicado no mesmo tipo de indústrias que utilizam o 304 e 304L. Se estes dois últimos materiais, em determinados meios (principalmente com cloretos) apresentam tendência à corrosão por pite ou frestas, então o 316L pode ser uma solução.

     

    Como exemplo, podemos citar que, na primeira coluna de destilação, nas destilarias de álcool, onde ocorrem altas temperaturas e teores elevados de cloretos, o ácido inoxidável 316/316L é necessário. A diferença de comportamento entre o aço inoxidável 316L e o 304L se deve à presença do molibdênio na composição química do primeiro. Vantagens:

     

    • Resistência à corrosão sobtensão;
    • resistência à corrosão por pite (pequeno orifício na superfície de um metal);
    • Não é magnético.

     

    Para os eletrodutos , a matéria-prima utilizada em nossa oferta é o PVC rígido antichamas. A composição desses materiais pode ser um fator determinante para a aplicação em uma instalação.

     

    As principais características do PVC são:

     

    • Durabilidade: produtos com vida longa;
    • Não inflamável: devido ao cloro existente em sua molécula, o PVC não queima com facilidade nem inflama sozinho;
    • Resistência: possui boa resistência a ácidos e bases;
    • Fácil processamento: pode ser transformado facilmente em processos industriais;
    • Reciclagem: material 100% reciclável.

     

    Para maiores informações acesse:

     

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!