• Como selecionar os melhores materiais de sistemas elétricos na compra de suprimentos MRO
  • 14 de junho de 2021
  • Um bom gerenciamento de estoque é crucial para a indústria poder contar com materiais de sistemas elétricos disponíveis no momento adequado. Por isso, o planejamento é peça-chave para evitar problemas relacionados à falta de itens importantes para o bom funcionamento do negócio.

    Com a presença de sistemas de controle avançados, é um erro grave não ter uma gestão que permita acompanhar o uso de ferramentas importantes para a execução de atividades no setor industrial.

    Para evitar essa situação, contar com um lead time em suprimentos é uma iniciativa que deve ser priorizada. Então, neste artigo, vamos abordar diversos fatores ligados à administração de MRO em sistemas elétricos. Por isso, confira!

     

    O que é gestão de MRO em materiais de sistemas elétricos?

    Nos segmentos de manufatura, negócios e cadeia de suprimentos, a sigla MRO significa Manutenção, Reparo e Operações. Esse termo abrange os recursos utilizados na produção e que englobam o produto industrializado. A gestão de MRO envolve diversos funcionários e áreas, e tem um peso importante na administração de materiais elétricos.

    Isso ocorre porque ela pode ser adotada em diversas situações, como no controle do armazém e nos trabalhos de engenharia industrial. O setor de manufatura é um dos que mais requisitam as compras de MRO em uma indústria, onde a complexidade dos serviços exige contar com materiais de boa qualidade e na quantidade adequada.

     

    Quais são os materiais de sistemas elétricos necessários?

    O segmento industrial deve contar com um bom estoque de cabos, disjuntores, eletrodos, fios, interruptores, lâmpadas e outras peças que contribuam para o fornecimento de energia ser realizado dentro das melhores práticas.

    Se não houver esse cuidado, uma fábrica, por exemplo, sofre o risco de apresentar interrupções no processo produtivo que poderiam ser facilmente evitadas. À medida que há um melhor gerenciamento dos circuitos de distribuição de energia elétrica, menores são as possibilidades de paralisações imprevistas.

    Esse fator mostra como é essencial ter uma atenção redobrada com os materiais de sistemas elétricos. Também recomenda-se avaliar como cada item pode ajudar na produção industrial, para que o investimento seja feito da melhor maneira possível.

    No caso do quadro medidor, conhecido como relógio de luz ou de marcação, esse recurso tem como finalidade acompanhar o consumo de energia elétrica. Dessa forma, ele permite indicar como estão os gastos com eletricidade, fator que precisa ser acompanhado com foco na redução de custos.

    Outro equipamento importante é o quadro de distribuição, em que podem ser inseridos barramentos, disjuntores e outros dispositivos que viabilizam a distribuição de energia elétrica da concessionária para a indústria. Por isso, esse recurso deve ser devidamente instalado e aproveitado com eficiência.

     

    Como selecionar os melhores materiais de sistemas elétricos?

    A escolha dos itens não deve considerar apenas o orçamento da companhia. Afinal, a aquisição de equipamentos de alta qualidade também colabora para a prevenção de acidentes elétricos.

    Com a intenção de ajudar a sua empresa a obter materiais de sistemas elétricos de primeira linha, vamos apresentar dicas relevantes para um bom investimento. Acompanhe!

     

    Planejar a compra

    O velho ditado popular “prevenir é melhor do que remediar” deve fazer parte do dia a dia de uma indústria. Uma das razões é que isso evita um gasto elevado com manutenções corretivas emergenciais e com a aquisição de peças que precisam chegar a curto prazo.

    Também é uma forma de minimizar as possibilidades de haver interrupções imprevistas na produção. Esse conjunto de fatores justifica um grande cuidado com o planejamento das compras. Além de contribuir para manter a boa saúde financeira do negócio, a aquisição planejada de equipamentos viabiliza aperfeiçoar o gerenciamento do estoque e manter a produtividade da indústria em um excelente patamar.

     

    Estabelecer um sistema de gerenciamento

    É necessário haver um controle de estoque muito eficiente para as compras de materiais de sistemas elétricos serem efetivadas dentro das boas práticas do setor industrial. Uma maneira de atingir esse objetivo é pela adoção de um mecanismo de gestão que seja assimilado facilmente pela equipe.

    Em outras palavras, deve ser usado em sistema que forneça informações claras sobre o consumo dos recursos utilizados em uma indústria. Mesmo os melhores equipamentos exigem a substituição por modelos mais novos após um determinado período.

    Uma boa gestão industrial deve estar atenta a isso. Do contrário, terá dificuldades para gerenciar não apenas o consumo de energia elétrica de forma adequada, mas também a influência dos equipamentos elétricos nos resultados da fábrica.

     

    Visualizar o inventário

    Para a reposição de dispositivos ser feita de forma correta, uma excelente alternativa é apostar no controle do inventário. Ou seja, a empresa precisa ter um bom conhecimento dos recursos que precisam estar disponíveis para evitar atrasos na produção.

    A falta de uma peça pode atrapalhar o bom andamento dos trabalhos e prejudicar o prazo de entregas, o que é muito ruim para a reputação de uma marca. Uma visão ampla do inventário também propicia ter uma análise mais precisa dos gastos com os materiais de sistemas elétricos.

    Essa medida ajuda, por exemplo, a mensurar os custos e adotar ações para diminuir os gastos, como compras mais planejadas e uma negociação mais qualificada com os fornecedores. A boa gestão orçamentária é imprescindível para investir com qualidade e obter excelentes resultados.

     

    Fazer uma integração de ações

    A logística tem um peso cada vez mais relevante para o setor industrial. Em outras palavras, é preciso ter uma noção exata de como administrar a demanda e promover entregas que respeitem fatores relevantes, como o prazo e a qualidade dos produtos. Por isso, é necessário ter uma gestão industrial capaz de integrar setores de maneira qualificada e atenta.

    Para essa meta ser atingida, é válido contar com sistemas que contribuam para ter uma visão abrangente de vários segmentos (estoque, finanças, recursos humanos, entre outros). Uma integração dos trabalhos em uma indústria viabiliza não apenas diminuir gastos, mas também adotar uma tomada de decisão mais qualificada, algo crucial para uma empresa se tornar mais competitiva.

     

    Qual é a importância da gestão de suprimentos MRO?

    À medida que uma companhia tem um controle mais eficiente dos equipamentos utilizados, maiores são as possibilidades de fazer aquisições de dispositivos que permitam a continuidade dos trabalhos de forma impecável, ou seja, sem paralisações não programadas.

    Uma gestão de suprimentos MRO inteligente tem como uma das principais vantagens colaborar para a compra de materiais de sistemas elétricos de primeira linha por um valor justo. Isso ajuda uma indústria a ter mais condições de atingir um crescimento sustentável.

    Se está em busca de mais informações sobre boas práticas de administração em indústrias, não deixe de ler os conteúdos do blog da Nortel. Afinal, o conhecimento é peça-chave para a melhoria contínua!

  • Fonte:

    Legrand

Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!