• BIM: o novo conceito para o futuro da construção civil
  • 26 de abril de 2018
  • Quando você pensa na construção da sua casa ou quando as construtoras idealizam um grande projeto, como edifícios e obras públicas, saiba que é possível economizar recursos e mão de obra, escolher os melhores produtos e ainda garantir mais eficiência e segurança. Isso é sim possível se for utilizado o BIM, sigla de Building Information Modeling, em tradução livre, Modelagem da Informação da Construção.

     

    O tema é bem atual, e, com certeza, quando o assunto é projeto para construções, o futuro da construção civil no Brasil, e também no resto do planeta, passa pela implantação do BIM. Por isso, o governo federal e as entidades que comandam a o setor no Brasil estão desenvolvendo várias ações para disseminar o uso desse processo no País.

     

    Uma dessas ações foi a realização do 1º Seminário de Disseminação do BIM no Brasil e a Indústria de Materiais de Construção, que aconteceu durante a 24ª edição da Feicon Batimat, realizada em São Paulo/SP.

     

    A iniciativa do Seminário, que aconteceu em 11 de abril, foi da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Senai e da Associação  Brasileira da Indústria Materiais de Construção Nacional, (Abramat), em conjunto com o Comitê Estratégico de Implementação do BIM (CE-BIM) e o governo federal, e reuniu especialistas do segmento.

     

    Mais do que uma inovação, a disseminação do BIM no mercado brasileiro deve se constituir como uma estratégia do governo federal, que é o maior comprador de produtos do segmento, para alavancar a indústria da construção civil.

     

    Além disso, com a divulgação e, consequente, implantação do BIM no Brasil, o governo quer conseguir resultados significativos em termos de produtividade, sustentabilidade, controle, transparência e otimização da alocação de gastos públicos com obras.

     

    Mas afinal, o que é o BIM?

     

    A definição parece difícil, mas não é. O BIM é uma plataforma que trabalha a modelagem de projetos em 3D, bem diferente da tecnologia 2D mais usada pelos projetistas brasileiros, que é uma representação planificada.

     

    Ou seja, com o BIM não se faz mais o planejamento da obra desenhando mapas e plantas, mais sim trabalhando diretamente com maquetes digitais. Dessa forma, os modelos são mais fiéis ao produto final e mais fáceis de serem gerenciados.

     

    O projeto idealizado em BIM agrega todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção em uma plataforma única, melhorando o acesso e o compartilhamento das informações sobre cada detalhe da obra e sua execução.

     

    .

    É possível, por exemplo, adicionar informações da marca do material que será utilizado, custos e outras especificações dentro do arquivo onde o projeto está sendo modelado. Dessa forma, os profissionais envolvidos podem exercer suas funções de forma integrada e alinhada aos objetivos do projeto.

     

    Essas atualizações e alterações que forem feitas no modelo podem ser processadas em tempo real e permitir que os envolvidos atuem de forma proativa em relação a instalações hidráulicas, elétricas, a quantidades de insumos e mão de obra, custos envolvidos, prazos e entre outros, e garante também que eles tomem decisões mais assertivas de acordo com as necessidades do projeto.

     

    O BIM pode ser usado offline. O profissional pode baixar a plataforma no seu computador e utilizar a última versão disponível do projeto. Por isso, a plataforma é importante para o desenvolvimento do trabalho porque agrega um conjunto de informações personalizadas.

     

    Além disso, o uso do BIM pode detectar automaticamente erros na execução do projeto e no cumprimento das datas estipuladas no cronograma e a oportunidade de testar soluções previamente. Essa automação ajuda bastante na otimização de tempo, recursos e processos.

     

    A Legrand contribui para o futuro e para a chegada do BIM

     

    A Legrand, líder mundial em sistemas elétricos e digitais, há algum tempo já está se preparando para a implantação do BIM no Brasil. Tanto que já vem investindo em novas tecnologias digitais para esse mercado e aplicando o conceito em algumas linhas como gerenciamento de iluminação, acabamentos elétricos e encaminhamento de cabos.

     

    Profissionais da empresa prestigiaram o Seminário de Disseminação do BIM no Brasil e a Indústria de Materiais de Construção e testemunharam o crescente interesse pelo bom público que também compareceu. Foi o momento de verificar que enfim os esforços coordenados para a implantação do BIM, com as mudanças que estão por vir e os próximos passos do governo em relação a utilização da plataforma nas obras públicas, vai de fato alavancar o tema.

     

    Bruno Pereira, gerente de produto da Legrand participou do evento. Em seu artigo publicado no Linkedin, Pereira destacou a importância da iniciativa de disseminação do BIM e como que esse “empurrão que grandes compradores – sobretudo o governo - vão exercer” vai tornar possível a modernização no setor e “a tão sonhada eficiência, sobretudo dos gastos - públicos ou privados - em obras atinja patamares mais condizentes com o momento histórico”, escreveu.

    A Legrand continua acompanhando a evolução do tema ao redor do mundo. Mas para os interessados em BIM aqui no Brasil, entrem em contato para obter todas as informações sobre o assunto. #fiqueligado, acompanhe mais novidades e conheça todas as nossas linhas de produtos no site www.legrand.com.br

     

    BIM: o novo conceito para o futuro da construção civil
  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!