• Índice de proteção - IP
  • 12 de maio de 2017
  • No post anterior, falamos sobre a importância em utilizar produtos adequados para ambientes úmidos e áreas externas. Agora, vamos mostrar como é possível identificar se tais produtos são realmente seguros e qual nível de proteção ele oferece.

     

    Inicialmente, para saber se um produto possui proteção contra danos físicos, como choque elétrico, por exemplo, ou se é adequado para utilizar em áreas que são sujeitas à projeção de água ou contato com objetos estranhos prejudiciais ao seu funcionamento, é necessário verificar se ele possui uma identificação chamada IP (índice de proteção) seguido de dois numerais, ex IP44.

     

    Este índice possui dois objetivos:

     

    1. Especificar o nível de proteção para o contato de pessoas ou áreas do corpo em partes do produto energizado sem isolamento, ou a proteção contra a entrada de objetos sólidos estranhos, como poeira, por exemplo.
    2.  Indicar a proteção do equipamento em relação ao contato da água em seu interior.

     

    Como definição do índice, podemos citar as duas normas brasileiras:
    NBR 6146 – define o grau de proteção para invólucros de equipamentos elétricos.
    NBR 9884 – definde o grau de proteção para máquinas elétricas girantes - graus de proteção proporcionada pelos invólucros.

     

    Na tabela abaixo, é possível identificar e entender melhor esta proteção. Seguimos com nosso exemplo de interruptores e tomadas Pial Aquatic e Pial Nereya estanque que possuem o índice IP44 (destaque na tabela)

     

     

     

    Conclusão: Na tabela é possível identificar que nossos produtos estanque usados como exemplo, foram testados e possuem proteção contra o contato com poeira, ferramentas finas, fios e outros objetos com espessura maior que 1mm (primeiro algarismo) e contra projeção de água vindo de qualquer direção (segundo algarismo).

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!