• Instalação elétrica: veja os riscos e alertas para evitar acidentes
  • 23 de março de 2018
  • Com certeza, a eletricidade é uma das grandes invenções do homem. Se não tivéssemos eletricidade a vida seria muito diferente. No mundo de hoje é ela quem dá segurança e conforto para a nós e nossa família no dia a dia.
    Saber usá-la, no entanto, exige cuidados que vão desde o projeto até a escolha dos produtos mais adequados para evitar acidentes, que muitas vezes são fatais. Uma situação grave e que ano a ano tem piorado com o aumento dos números totais de casos.
    Só pra se ter uma ideia entre 2013 e 2017 o crescimento de casos de origem elétrica -– choques, raios e incêndios por curto-circuito – foi de 33,7%, mesmo com o trabalho de conscientização que vem sendo feito nos últimos anos por entidades governamentais, concessionárias de energia elétrica e fabricantes de material elétrico.

     

     

    Número de mortes relacionadas à eletricidade é maior do que as por febre amarela

     

    Segundo os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) de 1º de julho de 2017 a 31 de janeiro desse ano, o Brasil teve 430 mortes relacionadas à eletricidade, ou duas mortes por dia. Desse total, pelo menos 61% são causadas por acidentes por choque elétrico. Durante esse mesmo período foram registradas somente 81 mortes por febre amarela, ou seja, uma a cada três dias.
    O que mais assusta é que esses acidentes fatais poderiam ser evitados na maioria dos casos, se houvesse mais conhecimento e informação de quem está usando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade.

     

    Maioria dos casos, incluindo os fatais, acontecem dentro de casa

     

    Nos dados do Anuário, outro dado alarmante é que a maioria dos acidentes com morte não ocorre no trabalho, mas dentro de casa envolvendo as donas de casa, as empregadas domésticas e, principalmente as crianças.
    Na faixa etária entre 0 e 5 anos, aconteceu um aumento de 35% de mortes comparando 2017 com 2016. A maioria por choque elétrico e dentro de casa. Entretanto, são os jovens adultos são os que mais se acidentam com eletricidade, 50% dos casos, acontecem na faixa de idade entre 21 e 40 anos.
    A falta de informação é a maior responsável por boa parte dos acidentes, principalmente dentro de casa. Vamos falar muito mais sobre o tema com dicas e sugestões para garantir a sua segurança e de sua família dentro de casa. #fiqueligado.

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!