• MANTENDO SEU QUADRO RESISTENTE A ÁGUA E POEIRA
  • 25 de outubro de 2017
  • A entrada de líquidos ou pó em um quadro elétrico pode causar desde um mau funcionamento da instalação até acidentes graves. É por isso que engenheiros e projetistas se preocupam tanto em desenvolver produtos que evitem a penetração desses elementos. Em um post recente falamos sobre a proteção de quadros elétricos contra poeira e água e como eles são medidos pelo grau de proteção IP.

     

     

    Todavia um de nossos leitores fez uma observação muito interessante: do que adianta um quadro com o grau IP elevado se temos que fazer diversos furos no quadro para sua utilização? Realmente todo o trabalho mostrado no nosso vídeo sobre os testes que a LEGRAND realiza pode ser posto a perder se um único furo for aberto nele. E sabemos que quadros sempre são furados, seja para a entrada e saída dos cabos, seja para os elementos de controle. Como garantir então que os quadros vão ter um grau de proteção adequado?

     

    Aí temos um ponto muito importante, que é a responsabilidade do montador do painel em garantir o grau de proteção do conjunto após sua construção e do instalador no momento da instalação. Em outras palavras, quem constrói e instala o quadro é o responsável pela manutenção do grau IP.

     

    Se você é montador ou instalador não fique desesperado, pois isso não é difícil. Basta ter cuidado na especificação dos produtos usados e na sua montagem que tudo sairá corretamente.

     

    A primeira coisa a se ter em mente é que o grau IP do quadro final nunca será maior que o grau IP das partes montadas externamente. Ou seja, não adianta ter um painel IP66 se você usar botões que suportem no máximo IP54. Vamos dar um exemplo: Imagine que você tem que montar um quadro e seu cliente pede que ele seja IP 66. Não basta apenas comprar um quadro modelo Atlantic, você deverá se atentar a quais botões e sinaleiros serão instalados assim como os prensa cabos de entrada e saída também.

     

    Outro ponto que é um tanto óbvio, porém não custa mencionar: é importante fazer o mínimo de aberturas possíveis no quadro. Não só nos elementos de controle que ficam na frente, mas também nas entradas de cabos.

     

    Siga corretamente as instruções de montagem fornecidas pelos fabricantes de cada peça. Um simples anel de borracha de menos de 1 mm de espessura pode comprometer todo o quadro. A mesma observação vale para a instalação, se você não usar os prensa cabos adequados você pode reduzir dramaticamente a proteção esperada.

     

    Agora que falamos sobre o que fazer, vamos também tocar em um assunto complicado: o que evitar.

     

    Como já vimos quadros elétricos recebem duas aberturas principais: a entrada de cabos e os elementos de controle (botões, sinalizadores, medidores,...). A primeira dica é não deixar aberturas sem utilização. Uma abertura na caixa sem uso altera irremediavelmente o grau de proteção, e pior, você terá que fazer uma análise para saber como ele ficou, por isso, sempre use tampões em aberturas não utilizadas.

     

    O ponto de atenção mais crítico está nas entradas de cabos. É comum vermos aberturas retangulares para passagem livres de cabos na parte inferior dos quadros, pior ainda quando isto é feito na parte superior. De imediato temos o dígito de partículas sólidas reduzida à zero neste caso e o de água pode chegar a este ponto no caso da abertura superior. Sempre dê preferência por fazer entradas de cabos com eletrodutos ou prensa cabos.

     

    Em painéis autoportantes , em que os cabos entram pela parte inferior do painel, é usual a existência de placas com borrachas para garantir a proteção. Infelizmente, também é comum vê-las abandonadas sem uso ao lado dos mesmos painéis, por falta de conhecimento de sua finalidade ou até de como utilizá-las.

     

    Elementos fixados inadequadamente na porta ou nas paredes do quadro também são fontes de redução do grau de proteção IP. Diga-me se você nunca viu uma chave seletora ou um prensa cabos “bambos”.

     

    Como vimos oferecer um quadro com as proteções contra entrada de líquidos e partículas sólidas não é tão difícil, mas com certeza é o que diferencia um quadro montado corretamente de um que não foi.

  • Fonte:
Deixar um Comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, utilizando os campos abaixo. Obrigado!